O Treinamento do Cavalo de Corrida


Para você que tem curiosidade ou admira o cavalo de corrida, saiba que o treinamento do Puro Sangue Inglês é muito amplo, cheio de detalhes e passa por diversas fases. Em uma única postagem é impossível falarmos sobre a arte de treinar cavalos de corrida. Uma profissão muito difícil, que requer muita dedicação e longo período para entender sobre treinamento, e principalmente respeitando a individualidade de cada individuo.

Falando um pouco de treinamento, sei que muitos irão dizer que o treinamento começa na doma, onde o potro passa pelo aprendizado de embocadura, primeiros exercícios,  então aprende a galopar, a largar no Starting Gate (partidor), e somente prepara-lo para correr…parece pratico, mas não é bem assim!! Até chegar ao dia de sua primeira corrida, há um longo período de trabalho e fases a serem cumpridas com vários detalhes importantes para um resultado positivo.

Analisando tudo com muito carinho, em minha humilde opinião  o treinamento do Puro Sangue Inglês(PSI) começa logo após o nascimento. A criação é o principal alicerce de um cavalo atleta . Cumpre-se procurar a partir do nascimento satisfazer todas as exigências nutritivas para preparação musculo-esquelético, equilíbrio fisiológico e psicológico do futuro corredor, detalhe importante que influenciará na vida atleta do cavalo.

Ainda nas primeiras fases da vida, a precoce correção de eventuais problemas físicos, que previnem lesões futuras por mal aprumos, correções que evitarão lesões durante todas as fases do treinamento. Resumindo,  se não houver a preparação para o futuro do cavalo, deficiências afetarão o resultado da vida atlética do PSI.  Um cavalo mal iniciado ou com vícios terá toda sua vida atlética comprometida. 

Esse seria somente o primeiro passo, mas são tantos detalhes para resultados positivos que poderíamos facilmente escrever um livro sobre o assunto.

Mas atenção! A cada postagem vamos dividir nossa experiência
sobre o treinamento do cavalo de corrida.
Assuntos como:
✔Criação
✔Pedigree
✔Escolha de potros no haras ou em leilões.;
✔Alojamento
✔Doma, a iniciação.
✔Treinador e equipe. (Assistente , Cavalariço, segundo gerente, Jockey, redeador, ferrador) a função de cada um no treinamento.
✔Assistência Veterinária,
✔Laboratórios, Radiografias, tratamentos terapêuticos, fisioterapia equina.
✔Tipos de Lesão mais comuns e prevenção.
E ainda mais:
✔O papel do Cavalariço na vida do cavalo.
✔Problemas do sistema nervoso;
✔Nutrição (alimentação)
✔Ferrageamento (ferraduras)
✔Natação como complemento ao treinamento.
✔Tipos de pista; para treinamento e para corrida.
✔A escolha da distância e da pista para corrida;
✔Starting Gate (Partidor)
✔O que são os Trabalhos fortes;
✔O Importante papel do Veterinário;
✔Corridas, Hipódromo, regras e condições.
✔Dopping
✔Transporte de cavalos.
✔Comércio , compra e venda.
✔Como se tornar um proprietário de um cavalo de corrida.

Siga-nos nas redes sociais para saber mais…E quer saber a sua dúvida ou fale de um assunto relevante ao cavalo atleta.

ResponderEncaminhar

3 comentários em “O Treinamento do Cavalo de Corrida”

  1. Bom dia

    Parabéns pela iniciativa, como empresário do ramo há mais de 50 anos, hoje empresariado de Jockey e Treinadores de Cavalos para Japão Portugal EUA e Dubai, o Brasil vem se destacando em novos talentos, tanto na montaria com o treinamento, nossa empresa é a única nessa conexão tão importante para ter um resultado com grande êxito de qualidade e vitórias no segmento do Turfe.
    Buscamos parceria face a demanda desse intercambio razão pela qual deixo essa mensagem aqui caso tenha interesse
    Ary Cortiano
    41-997918045 whats

    1. Olá amigo, isso funciona no mundo inteiro, fazendo de maneira séria e com total transparência vai dar certo, e é a chance de trazer novas pessoas para conhecer o Turfe de Pernambuco e do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras