A CRIAÇÃO DO
CAVALO DE CORRIDA.

O assunto que envolve a criação do Puro Sangue Inglês é de uma riqueza de detalhes que alguns criadores precisam de décadas para chegar a excelência da criação.  A criação requer muito investimento, estudo, paciência e dedicação. Há varias etapas nesse processo, muitos profissionais envolvidos e estudo. Nas ultimas décadas o turfe vem passando por intensas mudanças, principalmente na criação, e com o auxílio da tecnologia, profissionais cada vez mais qualificados, criadores mais seletivos na aquisição de matrizes e importação de garanhões. A criação no Brasil vem se tornando cada vez mais profissional, deixando de ser apenas uma grande paixão.

HARAS
O criatório deve ser localizado em uma região adequada, com solo fértil, clima ameno e frio. As pastagens devem ser extrema qualidade, para matrizes, potros em crescimento e garanhões. Cada profissional qualificado tem seu papel fundamental no funcionamento de um haras. Agrônomos, Veterinários, Gerentes, Cavalariços entre outros, fazem a estrutura do Haras funcionar.

PEDIGREE
O estudo genético é o principal diferencial para o sucesso na criação do Puro Sangue Inglês. No haras, a escolha de um GARANHÃO e da REPRODUTORA deve ser feita com muito estudo pelo criador ou por um hipólogo (um estudioso do pedigree do Puro Sangue Inglês), cruzamentos, descendentes diretos e indiretos, histórico de produtividade do garanhão, deficiências ou vícios hereditários, campanha nas pista dos pais e etc.

ÉGUAS DE CRIA E POTROS
Após a escolha da matriz e a cobertura do garanhão, começa um processo de preparação das éguas para a temporada de monta. O veterinário responsável prepara a égua e acompanha tudo desde a cobertura até o fim da gestação e o nascimento do produto.

NASCIMENTO
A partir do nascimento começa uma nova etapa no haras. Mesmo o potro solto nos piquetes desfrutando da natureza na companhia da mãe, cumpre-se procurar a partir do nascimento satisfazer todas as exigências nutritivas para preparação músculo-esquelético e equilíbrio fisiológico do futuro corredor, detalhe importante que influenciará na vida atleta do cavalo.

O próximo passo é a precoce correção de eventuais problemas físicos, que previnem lesões futuras por mal aprumos, que evitarão lesões durante o treinamento. Resumindo,  se não houver a preparação para o futuro do cavalo, deficiências afetarão o resultado da vida atlética do PSI.  Um cavalo mal iniciado ou com vícios terá toda sua vida atlética comprometida. 

LEILÕES
A partir de seus 18 meses de idade, potros e potrancas começam a ser preparados para os leilões.
Mas esse é um assunto para abordarmos nos próximos posts.

Dúvidas, dicas de assuntos para postagens, escreve aqui!

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras